Terapia ABA
Terapia ABA para crianças com autismo, como funciona?
A terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada), derivada do inglês Applied Behavior Analysis, é uma ciência da aprendizagem focada em promover o ensino de novas habilidades e reduzir comportamentos desafiadores dos pacientes.
Esta ciência (que erroneamente é mais conhecida como método) é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para pessoas com desenvolvimento atípico, especialmente o autismo.
Quem pode fazer terapia baseada em ABA?
Podemos usar o referencial teórico e as estratégias da terapia baseada em ABA para embasar o atendimento a inúmeras demandas profissionais.
De modo geral, a aplicação dos fundamentos da terapia ABA na psicologia será útil para quaisquer demandas que o indivíduo possa apresentar.
No entanto, é cada vez mais comum associar esta abordagem às pessoas com desenvolvimento atípico, como no caso do autismo.
De fato, ela traz contribuições muito valiosas nestes casos e vamos abordar um pouco mais o assunto!
Como funciona a sessão da terapia ABA com a criança autista?
Para iniciar as intervenções baseadas em ABA, inicialmente, precisamos fazer uma avaliação individual daquela pessoa que vai recebê-la.
Então, a partir disso, definimos quais serão os objetivos da intervenção e definimos as técnicas e estratégias necessárias para o alcance desses objetivos.
Assim, algumas das características essenciais que compõem as intervenções com ABA são:
Quanto tempo por semana é necessário?
Duvidas? Entre em contato conosco!
Serviços Relacionados

Psicoterapia com Adolescentes
A psicoterapia comportamental com adolescentes baseada na ACT, que é a Terapia de Aceitação e Compromisso, funciona de uma forma...
Saiba mais
Psicoterapia Infantil
Um dos pré-requisitos do atendimento infantil é a utilização da brincadeira como ferramenta de atendimento clínico, prática também conhecida como...
Saiba mais